sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Globalização e novas tendências

Globalição E Suas Novas Tendências
 

O mundo está sendo mudado pelo processo da globalização em uma escala jamais vista. As empresas com o auxilio da internet e diversos outros acessórios estão cada vez mais desenvolvidas e especializadas fazendo com que descobertas e avanços tecnológicos aconteçam em uma velocidade jamais imaginada. Podemos dizer que o conforto da população em geral está aumentando, embora exista uma desigualdade social enorme. Atualmente, um celular simples, por exemplo, está custando em torno de R$ 50, um preço acessível a uma grande parte da população brasileira, enquanto que há vint anos apenas pessoas muitos ricas tinham condições de ter o mesmo serviço. Não é apenas o celular que está muito mais acessível para grande parte da população atualmente: televisores, liquidificadores, fogões, microondas... Etc. Enfim, comodidades que pessoas de classe média baixa nunca sonharam em ter há vinte anos atrás, são bens que a população brasileira conseguiram adquirir pelo processo da globalização. Isto se deve ao fato de que as tecnologias de certos produtos estão evoluindo em uma velocidade enorme, levando a depreciação o valor dos produtos mais ultrapassados. O processo de globalização pode ser visto sobre dois aspectos: o positivo, no qual compreende todas as inovações benéficas à população humana, tais como a facilidade de acesso a informação, a melhoria dos meios de transporte, o barateamento dos produtos e serviços, o rápido desenvolvimento tecnológico, científico e medicinal da humanidade; e o negativo, o qual seria todo esta falta de preocupação com o futuro da nossa terra (estamos matando o nosso planeta), o aumento do desemprego, das desigualdades sociais e as guerras provocadas pela busca riquezas naturais como o petróleo. 
Para corrigir tais distorções é necessário primeiro que o mundo se conscientize sobre a necessidade de promover um desenvolvimento mais harmônico e descentralizado, no qual os recursos gerados não fiquem concentrados na mãos de poucos, e principalmente, promover um desenvolvimento ecologicamente sustentável, pois no atual modelo, vai sobrar pouco do nosso planeta para as gerações futuras desfrutarem. 
Globalização Recente 
No decorrer do século 20 três grandes projetos de liderança da globalização conflitaram-se entre si: o comunista; o da contra-revolução nazi-fascista e o projeto liberal-capitalista. 
Num primeiro momento ocorreu a aliança entre o liberalismo e o comunismo (em 1941-45) para a auto defesa e depois, a destruição do nazi-fascismo. Num segundo momento os EUA e a URSS, se desentenderam gerando a guerra fria, onde o liberalismo norte-americano rivalizou-se com o comunismo soviético numa guerra ideológica mundial e numa competição armamentista e tecnológica que quase levou a humanidade a uma catástrofe.                                                                                                                
Blocos Econômicos Com a globalização deste processo econômico, muitos países juntaram-se e formaram blocos econômicos, cujo objetivo principal é aumentar as relações comerciais entre os membros, se juntam para tirar proveito de vantagens e regalias que estabelecem entre si para se fortalecer. Com este objetivo foram criados a União Européia, o MERCOSUL, a COMECOM, o Nafta, a ALCA, o Pacto Andino e a Apec. Estes blocos estão cada vez mais unidos muitas vezes causando uma interdependência dos países do bloco. Deste jeito, os países ligados a blocos econômicos conseguem uma relação internacional muito melhor e mais proveitosa do que com os que não estão ligados a nenhuma a organização entre países.Com a globalização da economia mundial, a formação de blocos econômicos é inevitável para as economias dos países. Estes blocos proporcionam redução nas tarifas alfandegárias, facilitam a circulação de mercadorias e pessoas, alem de fomentar o desenvolvimento de infra-estrutura nos países participantes. Porém, o ideal é que estes blocos funcionem de tal forma que todos os países ganhem com este processo, a tendência ultimamente é que os países mais fortes economicamente dentro de um bloco econômico recebam certas vantagens (Exceto na União Européia a meu ver). No futuro, economistas dizem que as relações comerciais não mais acontecerão entre países, mas sim entre blocos econômicos. Ficar fora deles não será a alternativa mais inteligente para países que pretendem o crescimento industrial, melhorias sociais e aumento do nível de empregos.  A globalização não só tem aumentado as disparidades econômicas entre os países. Ela tem aumentado as disparidades entre as diversas classes sociais dos países. Cada vez mais as pessoas detentoras dos meios de produção tornam-se mais ricas enquanto que as outras são marginalizadas e isso ocorre não só nos países subdesenvolvidos, mas também nos desenvolvidos. Um bom exemplo é a superpotência mundial, os EUA, na qual as desigualdades econômicas cresceram drasticamente nos últimos vinte anos. 
Com esse cenário montado, surgiram movimentos que se opõem a esse sistema capitalista-liberal. Alguns, propõem alternativas a esse modelo, tais como o socialismo, o comunismo, o nacional socialismo e a anarquia. Dentre esses movimentos antiglobalizacionistas, que pregam um fortalecimento do Estado e a distribuição das riquezas produzidas, destaca-se o Fórum Social Mundial que iniciou em PortoAlegrenoano de 2001 e teve suas edições de 2002, 2003 e 2005 também realizadas aqui, sendo forte contraponto ao fórum de Davos que defende a manutenção das idéias capitalistas-liberais.    
Equipe: Ana Suelen, Fábio, Janesson, Jhon Lenon, Verônica, Jaquison

Nenhum comentário:

Postar um comentário